segunda-feira, 28 de março de 2011

Shiatsu
  A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").
  O Ministério da Saúde do Japão define o Shiatsu como:
  “Tratamento que, aplicando umas pressões com os dedos e as palmas das mãos, sobre determinados pontos, corrige irregularidades, mantém e melhora a saúde, contribui para aliviar certas enfermidades (desconfortos, dores, stress, transtornos nervosos, etc.) activando assim a capacidade de auto-cura do corpo humano. Não tem efeitos secundários.”
  Por outras palavras, Shiatsu é uma técnica oriental que consiste na pressão dos vários meridianos existentes no corpo, e sobretudo certos pontos chamados tsubos, para assim reequilibrar a energia que circula no corpo e nos órgãos. Mesmo assim, considera-se que é uma técnica que trabalha o interior e não exterior.
  Os meridianos correspondem aos canais do corpo humano pelos quais circula o fluxo de energia vital. A ideia principal da técnica é libertar a energia que circula ao lado dos meridianos e libertá-la para se encontrar um equilíbrio. Segue as mesmas filosofias que a acupunctura só que utiliza as mãos em vez de agulhas.
  O Shiatsu tem várias aplicações. No ocidente é usado sobretudo para reequilibrar a energia e para relaxamento. Já no oriente, o Shiatsu é utilizado não só para aquelas vertentes, mas também como forma de curar várias doenças. No entanto, não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fracturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, actuar como coadjuvante no tratamento deste. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação.
História do Shiatsu
  As origens desta técnica remontam ao tempo da medicina tradicional oriental, mais concretamente a 530 a.C, quando Bodhidharma introduziu na china um conjunto de exercícios com fins benéficos para a saúde humana, chamados Tao-Tinn. Esses exercícios eram baseados em massagens em pontos específicos com o objectivo de desintoxicar e rejuvenescer e não tardou muito até que estes serem conhecidos por grande parte da população, e assim foi levada para o sudoeste da Ásia e para a Coreia. Foi no Japão que, quando foi feita a junção do Tao-Tin com algumas técnicas de medicina tradicional, surgiu alguma coisa parecida com o shiatsu que hoje conhecemos.   Só muitos anos depois, na década de 50, é que o shiatsu foi reconhecido como medicina, quando o governo japonês assim o decidiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário