quinta-feira, 17 de março de 2011

Inquérito, a conclusão

  No passado mês, distribuímos pelos professores e alunos da nossa escola (Escola Secundária Fernão Magalhães) um inquérito feito por nós com perguntas sobre o tema medicina alternativa. O objectivo deste inquérito era avaliar o conhecimento dos professores e alunos sobre este tema.
 
  Com base nos dados recolhidos referentes aos alunos concluímos que a medicina alternativa é desconhecida por grande parte desta comunidade, sendo que 28% dos alunos não sabem em que é que consiste e uma grande percentagem tem uma ideia completamente errada sobre o tema.
  Num total de 86 alunos apenas 17 já recorreram a tratamentos de medicina alternativa, 6 dos quais participaram numa sessão de Yoga Do Riso fazendo com que esta terapia seja a mais popular entre os alunos.
  Quando questionados acerca da substituição da medicina tradicional pela medicina alternativa a maioria dos alunos acha que pode ser concretizada apenas em alguns casos, no entanto a maioria também acha que a medicina alternativa deve ser integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
  Desconhecendo o tema, os alunos acham que a medicina alternativa é mais comum para resolver problemas relacionados com dores, depressões e fobias.

  Os professores referem maioritariamente que a medicina alternativa é uma alternativa à medicina tradicional.
  Entre os professores que responderam ao inquérito, a acupunctura é o tratamento mais popular mas apenas um experimentou este tratamento tendo resolvido o problema e melhorado a qualidade de vida. As opiniões dividem-se no que toca á substituição da medicina tradicional pela medicina alternativa sendo que a maioria concorda com os alunos e acha que apenas se pode substituir em alguns casos
  Os professores concordam com os alunos e dizem que esta é maioritariamente usada para o tratamento de dores e depressões mas também acham que esta é usada para tratamento de insónias.
  Grande parte dos alunos e professores não sabe se existem clínicas/consultórios na nossa cidade que ponha em prática a medicina alternativa e tratamentos relacionados.
  Na última pergunta do inquérito a maioria dos alunos e professores pretendem experimentar medicina alternativa e apenas uma pequena parte não está interessada ou não gostou da anterior experiência.
  Infelizmente a amostra de professores de que dispomos é muito reduzida, por isso não podemos afirmar que representa fielmente a comunidade docente da escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário