segunda-feira, 28 de março de 2011

Acupunctura

  A tradução à letra de acupunctura é “punção de agulhas” e o conceito associa-se a uma terapia milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Esta baseia-se na inserção de agulhas finíssimas, de aço inoxidável, uns milímetros no interior da pele em pontos específicos do corpo. A estimulação destes pontos neurológicos permite, em geral, uma restauração do equilíbrio energético corporal, quando o organismo se encontra debilitado.
  A ideologia de que os pontos podem transmitir a função e as mudanças dos órgãos internos em direcção à superfície e, simultaneamente, comunicar os factores exógenos da superfície até ao interior, tem sido a base da acupunctura. A par da acupunctura tradicional, já se recorre a uma técnica homóloga, mas sem utilizar agulhas.

  Esta técnica tem já eficácia comprovada como tratamento complementar à medicina convencional na cura de 43 doenças, sendo assumidas vantagens a nível da regulação da actividade funcional e fisiológica dos sistemas do corpo humano e do aumento da capacidade de resistência do organismo às doenças - sistema imunitário.

História Acupunctura
  Esta terapia, com cerca de 50000 anos, foi introduzida no tratamento de várias doenças pelos chineses.
  A história da acupunctura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. A linguagem escrita milenar permitiu a continuidade do conhecimento. Posteriormente, outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento das técnicas de acupunctura. As notícias sobre acupunctura no ocidente chegaram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês, ainda na idade média.

1 comentário:

  1. Hey, eu sou a Flávia e encontrei o vosso blog porque também estou a desenvolver este tema em AP.
    Gostava de partilhar a minha experiência convosco:
    Visto que estou a trabalhar neste tema, eu e o meu grupo resolvemos ir a uma sessão de acupunctura, e entao fomos atendidas por um especialista chinês que me começou a colocar as agulhas pelo corpo, mas esqueceu-se de tirar uma das agulhas que estava situada na parte traseira da minha coxa...conclusão: quando me sentei ela espetou-se na minha perna e lá ficou até aos dias de hoje. Como mal a sinto o médico que consultei resolveu não a tirar.
    Beijinhos, e tenham cuidado.

    ResponderEliminar