sexta-feira, 25 de março de 2011

Homeopatia

  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a homeopatia é o segundo sistema terapêutico mais utilizado no mundo. É a terapêutica não convencional mais conhecida e utilizada pelos Europeus.
  Esta terapia alternativa baseia-se no conceito “os semelhantes curam-se com os semelhantes”, onde só se administra um remédio de cada vez e que quanto menor for a quantidade do remédio, mais eficaz ele é. E também em dois princípios; o da similitude que diz que para curar uma doença, é necessário dar ao doente um remédio que, quando administrado num indivíduo saudável lhe provocaria os sintomas dessa doença. E o princípio da diluição infinitesimal que diz que quanto mais diluída for a substância maior eficácia tem.
  Os remédios homeopáticos são preparados através de um processo chamado dinamização, que consiste na diluição da substância, visando o princípio da diluição infinitesimal. Os medicamentos são feitos a partir de substâncias naturais, provenientes de minerais, vegetais e animais.
  Os homeopatas afirmam que os seus medicamentos actuam melhor em problemas crónicos, como dores de cabeça, alergias, doenças intestinais e asma, apesar de na opinião dos mesmos, a homeopatia tratar quase todas as doenças. Actualmente, defende-se que os medicamentos homeopáticos estão a ter resultado no tratamento da bronquiolite. Contudo, não cura lesões, infecções, cancro e outras doenças graves, por isso nestes casos é aconselhado o recurso à medicina convencional.

História da Homeopatia

  Nos finais do século XVIII, o médico alemão Samuel Hahnemann, insatisfeito com os métodos clínicos do seu tempo inventou a Homeopatia.
  Foi no ano de 1790 que, ao traduzir um livro de um médico escocês, Hahnemann despertou para a ideia que se solidificou como a Lei dos Semelhantes. No livro, discutia-se os efeitos da substância Quinina, usada por nativos do Peru para curar doenças. O que chamou a atenção de Hahnemann, foi o fato da substância ser usada para combater sintomas parecidos com os que a própria Quinina causava, quando usada em excesso.
  A partir de então, Hahnemann começou a fazer experiências que o levaram a criar toda a filosofia da homeopatia. O médico alemão anunciou os seus princípios sobre homeopática em 1810. Samuel, defende também, que elevadas doses causam sintomas na própria cabeça e que um factor essencial para a cura é uma atitude positiva do doente.
  As ideias do alemão foram transmitidas aos seus discípulos e, a partir do século XVIII, a homeopatia começou sua ascensão pela Europa.
  Os defensores da homeopatia destacam ainda o fato de que alguns princípios gerais da homeopatia já teriam sido enunciados por Hipócrates há cerca de 2500 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário