quinta-feira, 5 de maio de 2011

Biodança

 

  A definição de dança apresenta-se da seguinte maneira: Num sentido geral, a dança é a correlação entre movimentos corporais e a música, seguindo uma coreografia.
  A terapia utilizando a dança, também designada por terapia pela expressão corporal, é aquela que usa o corpo, a música, os gestos e o ritmo, em vez de comunicação verbal para tratar vários tipos de doenças, e tem como objectivo aumentar a confiança, a criatividade e o relaxamento dos doentes.

Origens 
  A dança é muito mais antiga que a tentativa de construir abrigos. É considerado uma amostra instintiva do ser humano e por isso, o Homem já a utiliza desde sempre para se aquecer e para comunicar. Mas este tipo de terapia apenas apareceu no final da primeira Guerra Mundial, quando pioneiros inventaram danças para exprimirem o que sentiam. A partir daí, vários especialistas reconheceram a necessidade de movimento para conseguir compreender os sentimentos, por exemplo, de uma pessoa portadora de algum tipo de deficiência.  
  Marian Chace foi uma das primeiras especialista s a tratar deste assunto. Reparou que os movimentos ajudavam as crianças emocionalmente perturbadas e, assim, achou por bem começar a insistir com esta técnica. Com os seus estudos conseguiu provar que algumas das pessoas que sofriam de atrasos e que consideravam que estariam a regredir, conseguiam comunicar e fazer actividades de grupo, apenas utilizando os gestos.


Aplicações Terapêuticas e Precauções
  Os benefícios desta terapia são imensos. São especialmente indicados para solucionar casos de má postura, reumatismo, cólicas, artrite, obesidade, anorexia, menopausa, depressões, timidez, stress, memória, tensão muscular, má circulação, enxaquecas, fobias e problemas respiratórios.  
  A nível de preocupações, não deveremos esquecer que as pessoas que se encontram naquelas sessões poderão ter sofrido perturbações graves e poderão voltar a pensar nelas durante cada uma destas. Outra das questões é que o sítio onde são realizadas as sessões terá de estar devidamente equipado porque alguns pacientes poderão necessitar de um apoio adicional.

Resultados 
  Como esta terapia está destinada a ensinar o doente a transmitir os seus sentimentos através dos movimentos, ajudá-lo a ganhar força e desinibi-lo, muitos idosos que já tenham sofrido um Acidente Vascular Cerebral conseguem recuperar alguma da sua agilidade, muitas crianças autistas conseguem atingir um controlo corporal e muitas pessoas que, normalmente, são envergonhadas, conseguem deixar isso para trás devido a vários exercícios realizados nas sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário